As forças de segurança de Goiás apresentaram um resultado exitoso no combate à criminalidade em 2023. É o que apontam os índices criminais apresentados hoje (10), pelo governador Ronaldo Caiado. Os dados do Observatório da Secretaria de Segurança Pública apontam redução nos principais crimes. O número de homicídios dolosos diminuiu 50,8%; o de latrocínios caiu 86,7%; lesão corporal seguida de morte reduziu em 55,7%; o de roubo de carga caiu 52,3%.
Ao todo em Goiás, no ano de 2023, foram 28.359 pessoas presas em flagrante e 4.630 armas apreendidas e mais de 39 toneladas de drogas apreendidas. No ano de 2023, a Polícia Civil também teve aumento expressivo no número de prisões e operações realizadas. No ano passado, os números de buscas e apreensões realizadas aumentou quase 40% e a quantidade de prisões saltou para quase 18%. O delegado-geral da Polícia Civil, André Ganga, destacou a atuação rápida e eficiente da instituição em casos complexos. “Destaco aqui a investigação do GIH de Aparecida que indiciou e, em 3 dias, conseguiu desvendar, prender e conseguir outras provas que corroboraram com o indiciamento do autor de feminicídio de uma adolescente.
Também houve um assassinato de um servidor nosso que, em quatro dias, foi desvendado, com provas robustas da compra do veneno. Isso pra nós foi uma grande evolução. Goiás também é o primeiro Estado 100% com o RG Nacional. O 2024 será um ano em que nós teremos muito mais operacionalidade. Quero agradecer a Polícia Civil com todo o trabalho deste ano com números históricos que nunca foram alcançados pela instituição durante esses anos”, afirmou Ganga.