Na quinta-feira (9 de maio) é comemorado o Dia do Policial Civil. O evento em celebração à data foi realizado na tarde de hoje, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, com a presença do governador Ronaldo Caiado e da primeira-dama Gracinha Caiado, além do delegado-geral André Ganga, secretário de Segurança Pública, Renato Brum, e outras autoridades. Os policiais civis foram recepcionados com um lanche especial. Ao todo, 31 policiais civis foram homenageados com medalhas pelo mérito policial, por 20 anos de carreira e também pela aposentadoria. Autoridades também foram homenageadas com troféus, como o governador Ronaldo Caiado e o Secretário Brum.
E a primeira-dama Gracinha recebeu seu RG nacional, confeccionado pela Superintendência de Identificação Humana da PCGO.
Em discurso, o delegado-geral André Ganga ressaltou que a instituição tem 125 anos e que faz parte da melhor segurança pública do país. Destacou os altos índices de produtividade, com 90,12% de resolutividade investigativa; a construção e reforma de delegacias, a emissão recorde de mais de 70 mil RGs e a participação da PCGO em mais de 190 programas sociais, nos quais foram feitos 32 mil RGs. “Hoje estamos na vanguarda em muitos aspectos”, pontuou o chefe da PCGO.
Com produtividade em alta, a Polícia Civil de Goiás realizou, de janeiro a abril deste ano, 52 operações; 183 mandados de busca e apreensão foram cumpridos e 123 prisões, efetuadas. No comparativo entre 2022 e 2023, foram remetidos 60.191 inquéritos policiais, dos quais 89% foram concluídos com autoria definida. O número de operações policiais neste período aumentou 18% e a quantidade de mandados de busca e apreensão cumpridos teve um salto de 38%.
Ao avaliar os dados, o governador celebrou. “Não só estamos comemorando o dia do reconhecimento dos policiais civis. Estamos festejando a consolidação no estado de Goiás da constituição brasileira. Ou seja, só existe estado democrático de direito onde há segurança pública”, reforçou Caiado.