A Polícia Civil de Goiás (PCGO), por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Carga/DECAR, em conjunto com a Polícia Civil de São Paulo, deflagrou, nesta terça-feira (3), a Operação Consórcio do Crime, visando o cumprimento de sete mandados de prisão temporária e 18 mandados de busca e apreensão nos municípios de Carapicuíba, Embu das Artes, Osasco, Santana de Parnaíba, Taboão da Serra e São Paulo, todos no Estado de São Paulo, e em Uberaba, em Minas Gerais.
A operação é resultado de investigação sobre o roubo de uma carga de cigarros avaliada em R$ 6,9 milhões, ocorrido em 28 de outubro de 2023, na BR-452, zona rural de Itumbiara/GO. A carga tinha como trajeto Uberlândia/MG a Cuiabá/MT.
No dia do roubo, 18 criminosos, todos oriundos do Estado de São Paulo, renderam o motorista nas proximidades de um posto de combustível, obrigando-o a dirigir até uma estrada de terra que dava acesso a um canavial. No local, outros membros da organização criminosa, armados e encapuzados, realizaram o transbordo da carga para outro caminhão e veículos usados pelo grupo. A operação foi parcialmente interrompida devido à passagem de veículos de uma usina, o que impediu a transferência total da carga.
Graças à pronta atuação integrada entre a PCGO, a Polícia Rodoviária Federal, e as polícias militares de Minas Gerais e São Paulo, foi possível efetuar a prisão de parte dos envolvidos ainda no dia do crime. É importante ser mencionado que praticamente a totalidade da carga foi recuperada.