A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso de Goiânia – 1ª DRP, deflagrou, nesta quarta-feira (6), a IX fase da Operação Desumanus. Um homem, de 37 anos, foi preso por extorsão e maus-tratos praticados em desfavor de sua mãe, uma idosa de 72.
Segundo as investigações, o autuado, nos últimos cinco meses, vendeu quase todos os móveis da casa de sua genitora para comprar drogas. Em fevereiro, mediante grave ameaça, subtraiu o cartão bancário da idosa e exigiu dela que lhe repassasse a senha, apropriando-se do único rendimento que ela tinha para comprar alimentos, pagar aluguel, água e energia na casa.
Nesta quarta-feira (6), o homem pegou as últimas panelas que tinham na cozinha e o celular da vítima e, mais uma vez, a ameaçou de morte, obrigando-a a ir nos vizinhos, debaixo de chuva, para pedir dinheiro emprestado para a aquisição de drogas. Ele ainda chegou a dizer que, caso não voltasse com o dinheiro, venderia os objetos, ou se fosse à polícia, lhe mataria depois.
A idosa denunciou o caso e, imediatamente, a autoridade policial determinou que as diligências iniciassem e o homem foi preso em flagrante. Todos os objetos foram devidamente localizados e entregues à vítima.
Ressalta-se que esta é a segunda vez que o autuado é preso pela DEAI pelas mesmas práticas criminosas. Até agora, em seis meses de funcionamento, quinze pessoas foram presas no âmbito da Operação Desumanus.