Na manhã de ontem (15.02) a Patrulha Maria da Penha do 2º CRPM, que assiste as cidades de Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Caldazinha, Bonfinópolis, Hidrolândia e Bela Vista de Goiás, deu continuidade à Operação Hermione – palavra em grego que significa “Espírito da vida, o que oculta, que guarda”.
A operação visa a intensificação nos acompanhamentos das medidas protetivas de urgência, trazendo segurança para as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Objetivando, também, conscientizar a sociedade quanto à prevenção da violência contra a mulher, com a presença ostensiva das equipes da Patrulha Maria da Penha nos municípios pertencentes ao 2º CRPM.
Canais de denúncia:
Em caso de suspeita ou violação dos direitos da mulher, a orientação é procurar uma delegacia de polícia especializada, ou ligar para o 190, ou para a Central de Atendimento à Mulher do Ministério das Mulheres, pelo número 180.
O 180 é a Central de Atendimento à Mulher do Ministério das Mulheres que presta escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. São atendidas todas as pessoas que ligam relatando eventos de violência contra a mulher. As denúncias podem ser feitas tanto pelas mulheres, como por testemunhas da violência. O 180 também está disponível no WhatsApp: (61) 9610-0180.
Em Goiás, está disponível para todas as mulheres, nas lojas de aplicativos IOs e Android, aplicativo Mulher Segura, que permite à cidadã goiana acesso direto aos serviços do estado de Goiás para comunicar casos de violência.
À disposição estão também o 190 da PMGO e o telefone de contato direto com a Patrulha Maria da Penha do 2º Comando Regional da Polícia Militar (62) 9 9809-4804, para situações de descumprimento de medida protetiva.